FILOSOFIA

Fiquei na dúvida se estava banalizando ou amadurecendo

Não sou jovem o suficiente para saber tudo.

Acho que o processo de amadurecimento implica em deixar de se apressar para dizer sim ou não, e recorrer mais ao uso da palavra depende.

Oscar Wilde disse que: “não sou jovem o suficiente para saber tudo”.

Reconhecer que o mundo tem muitas áreas cinzas, e admitir que há um contexto que pede um mínimo de ceticismo, são palavras formais para a poesia de Raul Seixas: “Eu prefiro ser essa metamorfose ambulante. Do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo”.

Entretanto, reconheço que o que é vendido na pós-modernidade por meio de clichês como “não há verdade absoluta”, seja uma baita besteira. Já que essa própria declaração se auto condena como uma verdade questionável.

A tentativa de banalizar o conceito da verdade em sua totalidade, não significa necessariamente uma demonstração de amadurecimento.

Há uma frase no livro mais vendido da história que diz: “O propósito é que não sejamos mais como crianças, levados de um lado para outro pelas ondas, nem jogados para cá e para lá por todo vento de doutrina (lacração ou mitada da época) e pela astúcia e esperteza de homens que induzem ao erro.

gVGYEvlO_400x400
BolsoLula. A união do universo da mitosfera com a lacrosfera.

Essa antiga frase me parece bem atual nessa era de pós verdade, que ao invés de entregar pessoas maduras e supostamente bem resolvidas, seguem perdidas e aparentemente mais angustiadas pelo acúmulo de informações e vozes.

Longe de mim ser o “coach da verdade”, já que nem sou mais jovem o suficiente pra isso.

Mas com a evolução das fakes news e deep fakes, entendo que a tendência desse descolamento da verdade em sua totalidade não nos torne necessariamente mais maduros, mas sim mais banais.

Foi necessário eu escrever esse textão e fazer esse site?

Depende.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: